04 Livros que todo (a) Libertário (a) deveria ler!

O século XXI tem se destacado pela evolução de tecnologias, incluindo dentre elas a tão admirada internet. Através dela a globalização teve grande facilidade para se expandir, sem contar a aproximação entre pessoas de diferentes continentes.

Paralelamente houve a possibilidade de os indivíduos terem acesso a outros meios para estudo, incluindo artigos em sites como o MÃO INVISÍVEL, troca de materiais escolares, livros e vídeos que auxiliam e muito no aprendizado, principalmente para aqueles que desejam angariar conhecimento, porém não possuem tanto tempo para sentar em sua poltrona e ler um livro.

Contudo, podem passar séculos, o livro jamais poderá ser substituído como um dos melhores meios para se adquirir conhecimento sobre diversos assuntos. Hoje podemos encontrar quase que todos os livros que desejamos disponibilizados na internet, sejam de forma gratuita ou não, físico ou virtual.

Pensando nisto, fizemos a seleção de quatro livros essenciais para qualquer um que queira entender melhor sobre a ideologia Libertária. Os quatro que serão expostos logo abaixo são relativamente curtos, podendo ser lidos rapidamente até por quem tem pouquíssimo tempo para isso.

1. AS SEIS LIÇÕES – LUDWIG VON MISES

Nesta icônica obra, Mises explica em seis capítulos sobre como funciona a política econômica do (1) Capitalismo, (2) Socialismo, (3) Intervencionismo, (4) Inflação, (5) Investimento Externo e por fim expões sobre (6) Política e ideias para as quais advoga.

Para aqueles que desejam entender um pouco mais sobre como funciona a inflação, haja vista que temos atualmente a experiência concreta da mesma, seria uma ótima leitura.

Resultado de imagem para anatomia do estado rothbard2. A ANATOMIA DO ESTADO – MURRAY N. ROTHBARD

O pai do Libertarianismo neste livro expõe todas as verdades sobre o agressor-mor de todos os tempos. Evidente que após finalizar a leitura muitos enxergarão o governo com outros olhos, e não, não será um olhar cheio de amor e admiração.

Um dos fatores que tornam A Anatomia do Estado um livro prazeroso, é sua escrita simples e sem muito ─ ou nada ─ de vocabulário rebuscado ou técnico. Fora feito exatamente para o público em geral.

3. FRÉDÉRIC BASTIAT – FRÉDÉRIC BASTIAT

Cômico este livro levar o próprio nome do autor, porém o que deve ser destacado nele são 160 páginas regadas com ótimos exemplos sobre a atuação do Estado na vida do indivíduo e do mercado. Para tanto, é exposto os benefícios da ausência de intervenção estatal em todo setor econômico.

Caso goste de autores que transmitam forte sarcasmo em seus escritos, Bastiat é o cara que você procura.

 

Resultado de imagem para por uma nova liberdade manifesto libertário
4. POR UMA NOVA LIBERDADE – MURRAY N. ROTHBARD e RUMO A SOCIEDADE LIBERTÁRIA – WALTER

BLOCK

Inseri ambos os livros no mesmo tópico, pois acredito que o primeiro se completa com o segundo, Block se inspirou em Rothbard quando escreveu Rumo a Sociedade Libertária, uma vez que este também era seu professor e orientador.

De todos os citados, estes dois são os que possuem mais páginas, porém vale a pena gastar um tempo para suas leituras.

Gostou das indicações? Acrescentaria mais alguns livros? Deixe nos comentários.

Fundador do site Mão Invisível, Conselheiro Estadual junto ao Liderança nas Escolas em São Paulo, estudante de Direito e amante de quadrinhos
Loading Facebook Comments ...